domingo, 21 de agosto de 2011

Scrum metodologia ágil de desenvolvimento

Olá meus amigos e amigas tudo bem? Hoje vou falar sobre algo que poucos conhecem mas é de tremenda importância no desenvolvimento de sistemas, hoje vou falar do SCRUM

Afinal o que é esse tal de SCRUM que tanto análista desenvolvedor fica se gabando? E porque essas pessoas do Rugby ai na imagem?
A resposta para isso é simples; Scrum é uma metodologia ágil para gerência em desenvolvimento de software, permite manter o foco na entrega do maior valor de negócio, no menor tempo possível.

Com o tempo notaram que projetos usando equipes pequenas e multidisciplinares (cross-functional) produziram melhores resultados, e associaram estas equipes altamente eficazes à formação Scrum do Rugby (utilizada para reinício do jogo em certos casos) por isso a foto do 
Rugby.

Como podemos perceber nessa introdução o grande objetivo do SCRUM é agilidade no desenvolvimento CORRETO de projetos de software e para que isso fique mais claro vamos mostrar aspectos funcionais do SCRUM.

O SCRUM é baseado em ciclos de 30 dias chamados Sprints, onde se trabalha para alcançar objetivos bem definidos. Estes objetivos são representados no Product Backlog, uma lista de coisas para fazer que é constantemente atualizada e repriorizada.


Os papéis do SCRUM

Equipe: A equipe é responsável por entregar soluções, geralmente é formada por um grupo pequeno (de 5 a 9 pessoas) e que trabalha de forma auto-gerenciada ou seja, eles mesmo se gerenciam.

Product Owner: Responsável pela visão de negócios do projeto, é ele quem define e prioriza o Product Backlog.


Scrum Master: Uma mistura de gerente, facilitador e mediador. Seu papel é remover obstáculos da equipe e assegurar que as práticas de SCRUM estão sendo executadas com eficiência. Em outras palavras é ele que faz o 'meio de campo' entre programadores e gerentes, programadores e clientes... programadores e o MUNDO rsrs...


Funcionamento do SCRUM

Imagem ilustrativa do SCRUM

Definição do Backlog: todas as funcionalidades ou mudanças no produto são definidas pelo Product Owner no Product Backlog
Esta lista é priorizada para refletir a necessidade dos clientes ou demandas do mercado. 
Os itens do topo da lista são destacados para serem entregues no final do próximo Sprint.

Andamento do Sprint: durante o Sprint, os itens do Product Backlog que devem ser entregues são agora tratados no Sprint Backlog. As tarefas agora são responsabilidade da Equipe, que tem autonomia para decidir como elas devem ser executadas, ou seja o programador/desenvolvedor agora é o deus seguido da decisão.

Reuniões Diárias: o Scrum Master se reune diariamente com a Equipe num mesmo horário, para que se reporte:
O que foi feito ontem?
O que se pretende fazer hoje?
Quais são os impedimentos que estão atrapalhando a execução das tarefas?

Revisões: no final do Sprint a Equipe demonstra os resultados para o Product Owner e demais interessados, de forma que os itens do Backlog sejam considerados prontos e então possa se iniciar um novo Sprint.


Ou seja o SCRUM garante um giro rápido uma vez que não existe pressão mas sim um 'fatiamento' de necessidades e prioridades.


E ai gostou? Quer passar a implementar em sua empresa? Projeto?
Quer conhecer mais? Clique aqui para ver um pouco mais sobre SCRUM (um pdf completo).





Espero que eu tenha ajudado. 


PS: A escolha dos papéis variam da equipe, não existe CHEFE no SCRUM mas sim um grupo unido.









Nenhum comentário:

Postar um comentário