quinta-feira, 11 de junho de 2009

Manutenção de impressoras - 1ª Aula - Matriciais

Boa noite/dia/tarde a todos
Ja que ultimamente ando dando muita aula de impressoras decidi colocar as mesmas aqui no meu blog...

Impressoras? Será que existe formas de concerta-las?


Bem diferente de placas mãe, processadores , memórias e tantos outros periféricos as impressoras tem um funcionamento basicamente mecânico, e por conta disso podem sim ser consertadas com relativa facilidade.

Normalmente no nosso país quando as pessoas se deparam com um problema na impressora elas ja preferem troca-las comprando uma nova, até pq o preço das mesmas não é alto...

Sendo assim é possivel encontrar muitas impresoras com problemas SIMPLES jogadas por ai.

Abre-se então um grande campo de trabalho para técnicos autônomos, que costumam ter uma quantidade relativamente grande de consertos de impressoras.

Tecnologias de Impressão ( IMPRESSORAS)




Matricial - Quem possui micro há bastante tempo deve ter usado algum modelo de impressora matricial.

É aquela impressora que faz um baita de um barulho parecendo o robocop dos anos 70 ou o homem de LATA ¬¬, normalmente ela trabalha com um papel do tipo formulário, aquele com furos nas laterais, e que usa uma fita do tipo "Maquida de escrever", sua qualidade de impressão deixa muito a desejar quando comparada as outras tecnologias de impressoras.

Apesar disso pode ser encontrada na maiorias das empresas e comércios, por uma razão simples: é o único tipo de impressora que permite impressão em várias vias com o uso do tal "papel carbono", isto porque as impressoras matriciais tambem são conhecidas como impressoras de impacto, isso pq a impressão é feita através do impacto mecânico entre partes da cabeça da impressora sobre a fita da mesma (que é onde fica a tinta) a cabeça da impressora pode ser comparada a uma máquina de fazer tattoo, são agulhas trabalhando com um impacto diante de pele, nesse caso da cabeça de impressão, as agulhas são pressionadas para a fita q levam a tinta para o papel, com esse impacto se for usado uma folha com o carbono para que a impressão ficasse em duas vias a mesma fica otima(igual a primeira).

Modelos conhecidos (recomendados)

Se vc estiver pensando em comprar uma matricial compre essas:

Intalação

Normalmente uma impressora matricial ja vem com os drivers dentro de certos sistemas operacionais, como WINDOWS XP / Vista / Linux
Basta conecta-la no computador e ir até o adcionar hardware do sistema, proucure a lista de drivers no sistema e instale a impressora correspondente.

Bom gente, por hj é só, assim que tiver tempo vou falar novamente de impressoras, e dessa vez, IMPRESSORAS JATO DE TINTA(AS POPULARES).

Obrigado a todos
Um abraço
Paulo Victor - PV



Nenhum comentário:

Postar um comentário